Perfil do estudante universitário brasileiro 

A universidade pública está mais democrática e acessível. Negros, mulheres, alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos estão cada vez mais presentes. Este cenário foi evidenciado pela “V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES - 2018”, divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

A pesquisa foi realizada com estudantes de 65 instituições federais de ensino (63 universidades e dois centros de educação tecnológica) no período de fevereiro a junho de 2018. A coleta dos dados foi realizada via internet, com validação de 424.128 questionários, o que representa 35,34% dos estudantes matriculados nos cursos de graduação das instituições analisadas. 

As mulheres são maioria e representam 54,6% das matrículas. A idade média do estudante universitário é de 24,4 anos e 51,2% dos alunos são negros ou pardos. Quase dois terços dos universitários (64,7%) cursaram o ensino médio em escolas públicas. 

No aspecto econômico, outro indicativo de inclusão. Mais de 70% dos universitários brasileiros têm renda per capita de até 1,5 salário mínimo. 


Perfil do estudante UFU 

Além dos dados nacionais, a pesquisa apresenta indicadores de cada universidade e possibilita a realização de comparativos e direcionamentos para aprimoramento da gestão. Os indicadores da Universidade Federal estão em consonância com os resultados apurados nacionalmente. 

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elaine Saraiva Calderari, destaca o caráter múltiplo da universidade confirmado pela pesquisa. “A universidade é diversa e plural, atendendo as políticas públicas de inclusão social e de ações afirmativas”. 

“Os dados apresentam claramente a desconstrução de teses, hipóteses e formulações de que as universidades públicas seriam frequentadas apenas pelas elites culturais e econômicas do país”, analisa Calderari. 

 

Os indicadores apresentados na pesquisa abrem caminho para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos, principalmente no que tange à assistência estudantil. “A pesquisa contribui para a criação de estratégias e políticas necessárias para garantirmos a permanência e a conclusão de curso dos nossos discentes, contribuindo para uma universidade inclusiva e democrática”, projeta Elaine Calderari. 

 ``A V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES foi realizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE), vinculado à ANDIFES. A coordenação dos trabalhos foi da professora da UFU, Patrícia Vieira Trópia. As outras edições da pesquisa foram publicadas em 1997, 2004, 2011 e 2016. ´´


 

 

Comentários

  1. Kesia: os textos postados no blog, ainda que possuam as referências de onde você tirou devem ser inseridos com os seus comentários. Não devem ser transcritos na íntegra, como esse post. Atenção!!

    ResponderExcluir
  2. Referencias :https://infogram.com/indicadores-ufu-1ho16vwreom82nq

    https://infogram.com/pesquisa-perfil-do-estudante-universitario-2018-1h7j4d9rp30v2nr

    https://comunica.ufu.br/noticia/2019/05/pesquisa-revela-perfil-do-estudante-universitario-brasileiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog